ANÁLISE SETORIAL
O QUE É ANÁLISE SETORIAL?
A análise setorial identifica tendências que possam ter impacto nos negócios, o que possibilita verificar e conhecer o contexto econômico em que uma empresa está atuando, além de avaliar suas oportunidades, fraquezas, concorrência, fatores de risco, oportunidades de investimentos e o desempenho dos setores internos.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
- Conhecimento completo do setor em que a empresa está inserida;
- Insights e estratégias antes não claras devido à falta de dados estratégicos do setor e do mercado;
- Diferentes visões sobre o mercado e o setor;
- Embasamento para tomada de decisão;
- Identificação de lacunas deixadas pelos concorrentes;
- Análise completa do portfólio da empresa identificando produtos obsoletos e oportunidades de melhoria de portfólio.
QUANDO É NECESSÁRIA?
- Pretende iniciar em um novo nicho de produção;
- Tem em vista ingressar em um novo mercado;
- Quer conhecer os produtos mais requisitados;
- Pretende entender o avanço do negócio de acordo com o avanço do setor que está inserido;
- Não sabe projeções futuras (tendência do mercado que está inserido);
- Não conhece bem o público-alvo (pretende criar um produto mais personalizado);
- Não tem uma precificação coerente (se baseia na concorrência);
- Não sabe a aceitação do mercado para um novo produto;
- Pretende estabelecer diferenciais quanto a concorrência;
- Tem necessidade em saber as ameaças que está sofrendo, tanto do mercado quanto da concorrência.