mapeamento_branco

BLITZ

INTRODUÇÃO

Desde 1970, pioneira na injeção de Poliuretano no Brasil, a empresa utiliza tecnologia própria na transformação de matéria-prima e na fabricação de ferramentas. A BLITZ Plásticos atua com grandes montadoras internacionais, além de parcerias com os principais fornecedores do mercado e institutos de pesquisas, tais como IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais).

Com foco no aerofólio do carro Versa, da empresa japonesa Nissan, uma alta porcentagem das peças era reprovada pelo critério de qualidade da empresa Blitz. Tal reprovação era dada pelos processos sem padrão da produção (nota-se: “processos diferentes geram resultados diferentes”), além da instabilidade do material usado na produção, o poliuretano. Desse modo, a produtividade era reduzida e os custos de produção eram ainda maiores pelo número elevado de retrabalho na produção.

Com o objetivo de padronizar seu processo e evitar falhas em relação a produção de aerofólios a empresa Blitz procurou a Júnior FEI.

DESENVOLVIMENTO

Na primeira visita diagnóstica, observou-se que a Júnior FEI poderia contribuir muito com Blitz: fornecendo uma padronização, linhas produtivas balanceadas, maior qualidade nos itens produzidos, organização da linha produtiva e sanar dificuldades financeiras.

A cronoanálise possibilitou o conhecimento dos tempos dos processos e operações, assim como o lead time e os gargalos existentes na linha produtiva.

Ademais, foi estudada a aplicação do número de cronometragens dado pela fórmula teórica, notando-se dificuldade da aplicação desta, visto que o resultado numérico é muito elevado. Portanto, foi elaborada uma planilha VBA que facilitou tais cálculos, obtendo-se resultados que superaram as expectativas do gerente da produção da BLITZ.

O processo de preparação para pintura apresentava certa desorganização e uma linha produtiva complexa. Havia muito retrabalho, o layout do galpão não era adequado, uma vez que os operários tinham que se deslocar demasiadamente para a obtenção de matéria-prima. Melhorias baseadas na metodologia 5S foram sugeridas e todos os cinco sensos foram aplicados.

Relatórios com oportunidades de melhoria evidenciados em todos os processos foram entregues ao cliente. O Design Thinking e ferramentas do Lean Manufacturing foram altamente empregados para a elaboração desses relatórios. As melhorias foram focadas na padronização dos processos, na diminuição dos custos e otimização da produção.

RESULTADOS

A empresa Blitz ficou extremamente satisfeita com a solução apresentada pela Jr. FEI e com os resultados obtidos pelo projeto. Com a aplicação de nossas soluções, houve o aumento da produtividade de 104% de aerofólios dentro da empresa e ainda uma diminuição de 15% da reprovação na linha de produção pelo controle de qualidade, 26% de redução de etapas, além de 38 melhorias apresentadas, assim reduzindo os custos de retrabalho.

EQUIPE