
NICE
INTRODUÇÃO
Durante o projeto a Bordados Nice era uma empresa familiar de 5 funcionários, fundada em 1979 e que cresceu com uma estrutura interna organizada, porém não otimizada, chegando ao ponto de não conseguir atender a demanda solicitada, limitando assim, o seu potencial de crescimento.
Visando isso, foi elaborada a proposta de fazer com que a Bordados Nice adquirisse um conhecimento maior sobre as finanças, tempos de produção além de poder controlar o tempo de trabalho de cada um dos funcionários.
Além desse foco para a questão financeira, o projeto também possuiu o objetivo de otimizar os processos produtivos, através do mapeamento de processos, sendo assim um marco para a profissionalização deste produto que hoje se encontra consolidado.
DESENVOLVIMENTO
A primeira etapa do projeto foi composta pela cronoanálise, ou seja, a cronometragem dos dois processos de produção existentes na empresa e posteriormente pelo mapeamento de processos, onde foi feito o fluxograma especificando cada processo e detalhando cada etapa. Juntamente com a análise da linha de produção da Bordados Nice, a equipe da Júnior fez estudos de propostas de melhoria dentro do processo, tais como implementação de talão de pedidos e do Ploter Digital, em que um computador foi instalado ao lado das máquinas para facilitar a consulta dos funcionários na programação.
Além do mapeamento dos processos, a equipe da Júnior FEI confeccionou uma Planilha de Custos, que tinha o objetivo de passar ao cliente o preço dos bordados além de realizar o orçamento de forma mais precisa, contendo custo de produção e lucro obtido. Para confecção da planilha de custos, foi necessário um estudo por famílias, em que foi feito uma nova planilha separando os produtos da empresa por tamanhos.
Para finalizar o projeto, foi feito uma Planilha de Finanças, necessitando um conhecimento de Excel VBA, que compila todas as informações dos clientes de forma mais organizada facilitando assim o controle do fluxo de caixa.
RESULTADOS
Com o objetivo de impactar ao máximo o cliente, através da personalização, a Júnior FEI enfrentou um dos projetos mais desafiadores, enfrentando dificuldades em todos os momentos do projeto. Analisando as entregas realizadas, é possível analisar que a todo momento a equipe estava empenhada em não só entregar o projeto, mas impactar a realidade do cliente, com uma estrutura interna organizada, superando a demanda solicitada, controlando o tempo e as atividades dos funcionários e ademais, elevando o potencial de crescimento.
EQUIPE
- Gerente:Victor di Pardi;
- Eric Kenzo;
- Lucas Hengles;
- Joyce Ferreira.