
UNILEVER
INTRODUÇÃO
A Unilever é um dos fornecedores líderes em bens de consumo, tendo mais de 400 marcas e produtos à venda em mais de 190 países, com um portfólio que varia entre alimentos nutritivamente balanceados, sorvetes saborosos, sabonetes com preços acessíveis, shampoos finos e produtos para o cuidado diário do lar. Em 2012 ficaram no topo da lista do Índice de Sustentabilidade Dow Jones pelo 14º ano consecutivo.
A Júnior FEI foi procurada pela empresa para medir os tempos padrões de descarga de sorvetes da Kibon, divididos entre tempos de entrega, relacionados à longas distâncias, como supermercados e padarias, e tempos de venda, que dizem respeito a vendas pontuais, dentro da região onde a empresa está localizada.
DESENVOLVIMENTO
O projeto baseou-se no acompanhamento de vendedores e entregadores para a cronometragem de abastecimento de geladeiras com o sorvete, a limpeza desta e a conversa do vendedor com o cliente. Para acontecer tais cronometragens, no início do projeto, foi feito um mapeamento básico dos processos a serem cronometrados, já que não eram padronizados.
Com os processos não padronizados, muitas amostras tiveram que ser coletadas para obter um resultado confiável e assim mostrar a Unilever o tempo padrão de seu processo e o resultado esperado nesse projeto.
RESULTADOS
Ao fim do projeto, os tempos padrões do processo de descarga de sorvetes da marca Kibon foram entregues a Unilever, assim entendendo quais tempos eram ociosos, ou que não agregavam valor ao processo e quais eram realmente necessários para a descarga na geladeira.
Esse projeto permitiu que a Unilever tomasse medidas mais assertivas e direcionadas para o melhoramento do processo de descarga, assim diminuindo a ociosidade e aumentando a produtividade de cada colaborador.
EQUIPE
- Gerente:Pedro Arini;
- Bruno Fornasaro;
- Helena Mosca;
- Marcus Costa;
- George de Resende.